terça-feira, 3 de agosto de 2010

A fúria



No filme "Percy Jackson (...)" a Fúria (Fúrias-mitologia) é uma criatura horrenda. Em nossas vidas a fúria não pode ser retratada de outra forma.

A raiva nos enlouquece e rouba de nós a capacidade de raciocinar. Deixar-se levar pelo furor é aguardar pela destruição. A raiva é como um tsunami, aparece inesperadamente e arrasa tudo que encontra pela frente.

Você já foi alvo da raiva de alguém?
Ser alvo da raiva de alguém é no mínimo desconcertante.

A raiva gera conflitos, afasta as pessoas, diminui a auto-estima do raivoso e da vítima. Eu já senti muita raiva e externava-a, o resultado? Odiava conviver comigo mesma, sentia o afastamento e desconfiança das pessoas de quem gosto, percebia a raiva e rebeldia brotar em meus filhos e percebia o afastamento do meu marido de mim.

Mas controlar-se é possível. A raiva é resultado de mágoas, decepções, frustrações e medo. Analise, pergunte-se por que está se sentindo furioso (a), identifique a fonte da raiva e, após identificá-la, escolha agarrar-se à expectativa em questão ou desapegar-se dela.

Não digo que as frustrações cessarão, mas sim que você deve parar de valorizá-las tanto. Quando estudamos nossos dessabores aprendemos com eles, mas quando nos apegamos, alimentamos uma raiva destruidora que vitimará primeiramente a nós mesmos.

Ao controlarmos a raiva através do aprendizado ficamos mais fortes e superamos conflitos e discórdias mais facilmente. Compreendemos melhor a realidade, pois ao passar a cegueira da raiva podemos vislumbrar o cenário claramente.

Em Provérbios 16:32, Salomão escreve: "O homem que controla a raiva é melhor do que o poderoso, e o homem que domina seu espírito é mais poderoso do que um conquistador". Tanto no trabalho quanto em relacionamentos pessoais é mais bem-sucedido aquele que controla seus ímpetos. A pessoa controlada conquista o respeito de todos.

Agora, se você ferir alguém em um ímpeto de raiva, desculpe-se. Lembre-se que a desculpa não pode ser genérica, pois ninguém acredita nelas. Exponha os detalhes da ofensa, mostre à outra pessoa que entende de fato o que fez e como a sua atitude a magoou.

Eu tenho controlado minha raiva, não que tenha deixado de enfurecer-me, mas me afasto do cenário e espero o calor passar ("na falta de lenha o fogo se apaga" - Provérbios). Outro dia estava com meus filhos e uma mulher cruzou minha frente no momento que seria finalmente atendida dizendo ter a preferência no atendimento, porém não tinha. A maneira arrogante da tal mulher e a inércia da atendente despertou em mim uma fúria sem tamanho. Meu desejo foi o de agredir aquela criatura, contudo saí dali imediatamente. Minha atitude foi contra minha natureza, cheguei a ficar frustrada, mas hoje sinto o sabor da vitória e a certeza de ter tomado a melhor decisão.




No filme "A outra face da raiva" uma mulher envenena e afasta a todos, passando a viver uma vida medíocre por acreditar ter sido abandonada pelo marido. Ao final, descobre a verdade e percebe a destruição que assolou a sua vida e de sua família simplesmente porque não foi capaz de controlar-se e analisar a situação.






Saia do meio da tempestade e pare de perder tudo o que tem. Busque ajuda se achar que não consegue sozinho(a).


Fonte de pesquisa:
Livro: Salomão, o homem mais rico que já existiu – autor: Steven K. Scott

Nenhum comentário:

Postar um comentário