quarta-feira, 7 de julho de 2010

Embriagar-se para quê?

Vez e outra usarei a sabedoria de Deus em minhas conclusões, agora é uma dessas vezes.
O grande rei Salomão, que preferiu receber do Senhor sabedoria e não honras e riqueza, ensina em seu livro da Bíblia, Provérbios:
"Os reis não devem beber vinho nem outras bebidas alcoólicas. Quando eles bebem, não lembram das leis e esquecem os direitos dos que são explorados.
As bebidas alcoólicas são para os que estão morrendo, para os que estão na miséria. Que eles bebam e esqueçam que são pobres e infelizes!"
(Prov 31-4:7)
Reis são aqueles a serem seguidos, os que ordenam, pessoas líderes, vencedoras. A estes a bebida é imprópria, pois perderiam o senso de justiça, as regras de conduta que os elavam perante os comuns.
Comuns são os miseráveis. Miséria não apenas econômica, mas de alma. São aqueles que morreram para a vida próspera, que batem cabeça todo tempo, que erram novamente por não terem aprendido na primeira vez. A estes a bebida convém, pois a embriaguez de sentidos traz a ignorância momentânea de sua vida deprimente.
Não levanto bandeira contra beber, mas beber em demasia, beber para esquecer.
Esquecer o quê? Os erros, a vida fadigada, o fracasso, o desamor?
Fique sóbrio! Encare tudo que estiver vivendo.
Supere-se.
Sim, precisa superar a si mesmo, pois o eu determina o bem e o mau em nós. Olhe-se bêbado, peça para que filmem, que gravem suas conversas. Tenha coragem. Perceberá que um palhaço, um bobo da corte, tomou conta do seu corpo e sentirá vergonha. Mas isso o trará para a realidade.
Há quem diga que ao beber ganha coragem, fica mais simpático, fala melhor. Filme-se, então!
Busquei, antes de começar a escrever, uma foto para ilustrar meu texto, encontrei mulheres descabeladas, jogadas no banheiro de um bar, dançando desconsertadas como damas da noite. Deparei-me com homens abobalhados, outros com olhos inexpressivos.
É isso que quer ser? Uma vagabunda, um ridículo?
Governe-se.
Há quem se encontre e, assim, reconheça o talento para a realeza em si.
No Xadrez você não perde o Rei, VOCÊ PERDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário